O trabalho tem como objetivo apresentar um panorama geral dasdrogas ilícitas atualmente, especificamente no contexto estudantil, tendo em conta, sobretudo, o crack. Para tanto, metodologicamente, o artigo busca
suporte na literatura da área e tem como base uma pesquisa empírica realizada em escolas do litoral norte do estado da Paraíba, na cidade de Rio Tinto. Dentre os resultados, evidencia-se: 1) o progressivo aumento do consumo de crack entre estudantes do ensino fundamental e médio; 2) o aumento da violência no contexto escolar em decorrência das drogas; 3) a impotência de professores diante do fenômeno das drogas no cotidiano escolar, com eles confessando a falta de qualificação para lidar com a situação; 4) a guerra global contra as
drogas, declarada pelos Estados Unidos, é um equívoco e está falhando.
Conclusivamente, dentre os elementos ressaltados, enfatiza-se: 1) a necessidade de se superar a visão bélica no enfrentamento das drogas, passando-se a uma estratégia que priorize o desenvolvimento de ações sócio-educativas, de prevenção; 2) a urgência de se avançar com as medidas da Política Nacional
sobre Drogas, instituída em 2005; 3) a relevância de se dotar as abordagens sobre as drogas do enfoque das ciências humanas
Leia o texto completo em: Drogas, saúde e educação: realidade e desafios
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